domingo, março 13, 2005

8 de Março de 2005, Forum Romeu Correia


Ocorreu no Forum Romeu Correia, em Almada, uma homenagem à professora Maria Rosa Colaço também integrada nas comemorações do dia internacional da Mulher. O "blog" não pôde estar presente mas fez-se representar pela sua fotógrafa e designer que registou para todos nós algumas fotografias e notas do evento.

De salientar que a Câmara se fez representar ao mais alto nível.


Foram proferidas palavras de orgulho pelo trabalho de Maria Rosa Colaço enquanto cidadã e professora em Almada assim como foi evidenciada a importância da escolas no desenvolvimento do Concelho.

Paulo Leitão, Director da Biblioteca Pública de Almada fez uma apresentação da exposição montada para o efeito, falando sobre cada um dos panéis no que foi acompanhado pelos presentes, muitos deles crianças da escola que tem o nome da homenageada.


Dessa exposição constam alguns dos livros publicados por MRC.




A professora Maria Helena Peixinho falou do trabalho que desenvolveu com MRC e das suas recordações enquanto amiga que foi


e leu algumas passagens de O Espanta-Pardais.



Em representação da família da homenageada esteve o seu filho Vasco que a falou da importância do professor primário na vida de todos nós



e de como as recordações que retemos desse período da nossa vida são um sinal da qualidade da relação havida com a Escola.

Confessou que sua mãe sempre manifestou imensa saudade dos seus primeiros alunos em Almada e de como essa vivência a marcou para sempre.

No fim foram distribuídas flores e houve convívio.


Fotografias de Joana Saramago