segunda-feira, dezembro 13, 2004

Paixão, Educação

(...) Como ela, fiquei comovido com o nascimento deste Blogue. Já tinha feito um apelo.«A importância de ter referências – Maria ROSA.» de 15.10.2004. Na coluna da direita, no nosso blogue, está a referência ao livro da ROSA, com a «colectânea de textos infantis»… que tem dentro as palavras do director (Almada 1957?): “Se tiver sarilhos… a esquadra da Polícia fica no fim da rua… Lamento dar-lhe a escória. Mas paciência.»… e depois, nasceu uma EDUCADORA – ROSA e os seus meninos as FLORes-DE-ROSA... Mandou deitar a régua (e autoridade policial) fora… «E foi assim que ficámos solidários e Amigos – Para-Sempre. … e aconteceu o milagre…».Ora, creio que é exactamente disto que precisamos desesperadamente. Um MILAGRE. Não da Nossa Senhora, nem só da ROSA, mas dos Educadores e das Crianças de Hoje.A ROSA que me perdoe pois já está a ver-nos do lado de lá, mas eu desejava que descobríssemos aqui e naquele BLOGUE NOVO dos “Meninos da ROSA”, as e os milhares de ROSAS / EDUCADOR/as/es que andam por aí, apesar de tudo, e das centenas de milhares de “Meninos” que se descobriram “com alma de poetas” e também andam por aí… apesar dos enlatados e dos plásticos…
(...)
Os meus VOTOS é que neste vosso BLOGUE apareçam os “MENINOS” dos anos 50 e os “Meninos” dos anos 60, 70, 80 e 90 a falar dos milagres que aconteceram e continuam a acontecer, apesar do desconcerto, apesar da imensidade de incongruências, apesar dos disparates sucessivos e intermináveis… Não nos podemos conformar com a incompetência reinante.
(...)
Volto a repetir o que já disse: O LIVRO da ROSA foi e é importante. Mais importante, ou o IMPORTANTE, somos NÓS HOJE e as CRIANÇAS DE HOJE, que estão a ser espoliadas e desavergonhada e impunemente prejudicadas. Acho que lhe devemos esta singela homenagem. ROSA, nós estamos AQUI e somos nós que queremos continuar a acreditar em MILAGRES destes que a gente sabe e pode fazer!


Em A Paixão da Educação. Um abraço para eles.