sábado, novembro 06, 2004

«Eu nunca tive tanta esperança no ensino como agora»

Maria Rosa Colaço com alunos em 1960/61

Nota: Esta fotografia encontrei-a primeiramente em osabordaspalavras, jornal do Café com Letras, em Cacilhas (um abraço para eles) depois em fóruns de discussão no SAPO, depois ainda noutro do MSN de Moçambique. Começo a não ver motivos que me impeçam de a publicar também. Não sei a quem pertence. Espero que agora pertença a todos nós.

Excerto de uma entrevista ao “A página da Educação

AP- Como consegue manter essa grande esperança na Educação?

MRC- Eu nunca tive tanta esperança no ensino como agora. Acho que o professor é o passaporte para aquilo que há de bom no mundo. E se alguém desse valor, neste país, ao professor primário e lhe fizesse sentir a responsabilidade do que é pegar numa criança que sai de casa e é entregue nas mãos do professor nesses primeiros anos e o que ele pode semear nesse tempo... Meu Deus! Esta responsabilidade, este dever social em relação ao mundo em que habitamos, devia ser uma disciplina da escola, mais do que as Matemáticas. Cabe ao professor do 1º ciclo a semente destes valores essenciais à Paz, à Fraternidade, ao Entendimento dos Povos que devia ser preocupação primordial de todos os agentes de ensino.


(Maria Rosa Colaço)

1 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Tenho vindo a reparar no pormenor da escolha das cores para os textos. Mais uma vez bem escolhida, pela relação com o conteúdo.
Alguém

5:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home