domingo, novembro 07, 2004

As primeiras letras (I)

Maasai Mara , Quénia. Foto: Hiroshi Watanabe


Excertos de um fio de conversa
em http://katraponga.weblog.com.pt. Em vão se tentou o contacto com aquele blog.


Ponteix, Canadá. (Fonte: > )

«Se ainda for viva, certamente a professora Emília já estará reformada há muitos anos. Em alguma parte da sua vida deve ter-se perguntado o que aconteceu aos seus alunos, aos seus meninos. O que lhes terá dado a vida e onde os levou. Acredito que, como eu, muitos dos que foram seus alunos ainda a recordem, mais ou menos vagamente, ao olhar para fotografias antigas ou nos recantos da memória. E apesar de tudo e todos caírem mais cedo ou mais tarde no esquecimento, a professora Emília será sempre parte da minha vida de criança.»
Publicado por Katraponga em abril 2, 2004 05:32 PM TrackBack

Alhos Vedros, Portugal. (Fonte: >)

«Eu cá também não descansei enquanto não cheguei lá. Nos meus anos de analfabetismo sentava-me solenemente a uma secretária improvisada com caixotes na charcutaria dos meus pais e fingia que escrevia, escrevia, escrevia, escrevia... Como é que eu ia chorar no sítio onde me iam ensinar a decifrar e a compôr aqueles rabiscos maravilhosos e misteriosos? E lembro-me muito, muito bem da minha professora Margarida, dos cabelos curtos, dos óculos, das reguadas, da atenção, da boa disposição, da justiça [não, não acho que dar reguadas seja justo, mas eram, realmente ainda, outros tempos], dos filhos dela e do enorme drama que tomou conta da vida dela durante a minha segunda classe e que, obviamente, nos afectou a nós. Está cá tudo guardadinho, nos alicerces.;-)»
Afixado por: Manel da Truta em abril 9, 2004 10:18 PM

China


«Eu também tive só uma professora durante os 4 anos do ensino primário e compreendo perfeitamente esse carinho que vamos guardar toda a vida pela pessoa que nos ensinou a ler, escrever e muito mais. A minha professora primária foi mais do que isso. Foi uma grande amiga que nos ensinou muito mais do que aquilo que os programas escolares aconselhavam. É pena que ela já não dá aulas na pequena escola da minha aldeia. Enquanto ela lá estava, ía muitas vezes conversar com ela. Neste momento, sei que ainda dá aulas, mas nem sei onde. Coisas tristes da Vida:( »
Afixado por: Madalena em abril 7, 2004 04:03 PM


Mocambique

«Eu tive sempre professores diferentes na primária e é pena. Adorei o teu relato beijinhos»
Afixado por: jacky em abril 6, 2004 07:46 PM

Ben Aknoun, Argélia. (Fonte:
>)

«Tenho, propositadamente, muito poucas recordações de infância...
Lembro-me de ter começado a chorar no primeiro dia de aulas, antes de entrar para a sala. Mas depois vi que a professora era a minha vizinha do lado.
A professora Constância gostava muito de mim por eu ser uma menina "especial". Acho que era por pena. Nunca percebi muito bem.
E não me lembro de mais nada.»
Afixado por: Truta Vermelha em abril 6, 2004 12:24 AM

Escola de rua. Tampa, EUA. (Fonte:
>)

«Que giro! Também nunca percebi porque todos os meus colegas choravam no primeiro dia de aulas! Em cinco segundos perdia os meus pais de vista, tal não era a correria para entrar e misturar-me com todos os outros! Vergonhosamente, escondia-me na sala de aulas quando me vinham buscar, ora para o almoço ou ao fim do dia... E as melhores recordações que guardo da escola são da minha professora primária que se chamava Olga. E que não queria que a tratassem por "senhora professora". E a quem uma vez chamei "mãe", distraída...»
Afixado por: Truta Azul em abril 5, 2004 11:51 AM

Carpet People, Índia. (Fonte:
>)

«Os meus dias de escola nunca foram vividos com esse teu entusiasmo...mas curiosamente desde cedo achei que is ser professora...e fui...e sou...e desde os meus seis anos que a minha vida é passada em escolas...ou pelo menos uma boa parte dessa vida...»
Afixado por: MWoman em abril 2, 2004 11:48 PM

Bournazel, Marrocos. (Fonte:
> )


Nota: Tentei por várias vezes deixar um comentário no blog mencionado sempre sem sucesso.
Um abraço para eles.


Malange, Angola




1 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

A fotografia de Hiroshi Watanabe, lá no cimo em 7 de Novembro, é uma beleza. Aquelas expressões dos miúdos são de entusiasmo. Adorei. Faço referência a ela nesta janelinha por não haver local para comentários na janela do Quénia.
Alguém

9:16 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home